VOCÊ SABIA?

Que a mesma bitola de cabo pode percorrer corrente diferentes? Para isso precisamos se atentar ao cálculos:

CABO COBRE FLEX ISOLAÇÃO 

PVC 70°C - 750V ou XLPE/EPR 90°C - 1KV


Com esses dados, se chega à um condutor seguro para aplicação elétrica.

Proteções de cada segmento

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico que tem a função de proteger as instalações elétricas, ou seja, assim que a corrente elétrica que passa por ele ultrapassa o seu valor nominal, ele interrompe o circuito impedindo o fornecimento de energia para as cargas do circuito, evitando assim que danifiquem. 

Proteção de cabos e circuitos

Dijuntor curva B

Dijuntor curva C

Dijuntor curva D

Proteção de pessoas

O que é o dispositivo DR


O dispositivo DR é um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère), que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano.

Dessa forma, um completo e eficaz sistema de aterramento deve conter o fio terra e o dispositivo DR.

Para que serve o dispositivo DR

O dispositivo DR (Diferencial Residual) protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto:

Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o dispositivo DR desliga o circuito imediatamente.

Quando o uso do DR é obrigatório?


De acordo com o item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, o dispositivo DR é obrigatório desde 1997 nos seguintes casos:

Proteção de Equipamentos 

DPS  - Dispositivo de proteção de surto.


Surto elétrico é um fenômeno que pode ocasionar a queima de dispositivos elétricos e eletrônicos. Você sabe qual a melhor maneira para proteger seus equipamentos nesta situação?

Os surtos elétricos acontecem devido a vários fatores, como as descargas atmosféricas que atingem redes elétricas, partidas de grandes motores e outras anomalias que podem ocorrer nas instalações elétricas.


Como funciona um DPS?


O DPS é um dispositivo de proteção contra surtos elétricos, que é essencial para proteger os equipamentos elétricos e eletrônicos, evitando com que eles queimem.

Existem três classe de DPS, mas o princípio de funcionamento de todos eles é basicamente o mesmo, sendo que o dispositivo de proteção contra surto funciona a partir da interação entre seus componentes e materiais internos, como o varistor que desempenha um trabalho fundamental para o funcionamento do DPS.

O varistor é um resistor elétrico que depende da tensão para mudar o valor de sua resistência, quanto maior a tensão menor a oposição à passagem da corrente elétrica, e quanto menor o valor da tensão maior será a resistência. A maior vantagem do varistor é o seu tempo de resposta, que é extremamente rápido

TIPOS DE ATERRAMENTO proteção de pessoas, equipamentos e edificações.

TN-C = Neutro e funções de proteção são combinadas em apenas um condutor (PEN).

TN-C-S = Sistema combinado. O neutro e funções protetivas são parcialmente juntas em apenas um condutor PEN, que se separam durante o percurso PE+N.

TN-S  = Condutor terra e condutor neutro com a junção de um BEP para chegar a um mesmo potencial